Todo RH tem as mesmas preocupações, como desenvolver e aplicar um programa de integração de novos colaboradores para aumentar o engajamento de talentos e sua retenção na organização, incorporando suas habilidades à cultura da empresa.

Afinal, organizações são feitas por pessoas e suas capacidades individuais, tornando o capital humano um dos recursos mais preciosos de uma empresa.

Todavia, esse recurso não é como uma mercadoria, ou peça, que, por mais complexa que seja, possui um funcionamento mecânico previsível e, na maioria das vezes, pouco variável.

O capital humano, requer preocupações diferentes em relação aos recursos ‘materiais’ da empresa, nesse sentido, o DHO (Desenvolvimento Humano e Organizacional) e o Onboarding entram em ação com estratégias para integrar esse bem valioso ao quadro de recursos que faz sua organização funcionar como uma unidade.

Como um Programa de Integração de Colaboradores diminui meus Gastos?

Primordialmente, a saúde emocional e o bem-estar de seus funcionários impactam diretamente os seus resultados. Para perceber isso basta refletir: quem converte mais negócios, um vendedor aflito ou um vendedor focado e inspirado?

Acima de tudo, se seu ambiente não traz bem-estar aos colaboradores, isso pode influenciar na rotação deles, sua permanência na organização e a adesão à cultura organizacional.

Uma baixa aderência requer ciclos de contratação frequentes e isso gera gastos – que poderiam ser evitados.

Alguns exemplos de gastos que poderiam ser evitados:

  • Gastos com divulgação de novas vagas;
  • Consumo de tempo do time de RH para selecionar potenciais candidatos;
  • Tempo e recursos gastos com treinamentos;
  • Período de baixo desempenho e baixa entrega durante a adaptação dos novos colaboradores.

Além desses gastos, a organização perde a experiência dos ex-colaboradores, e assim, sua empresa permanece com uma equipe rotativa, sempre no período de “adaptação”, nunca efetivando a experiência e conhecimento deles, de forma que seus resultados sempre permanecem no período de ‘baixa entrega pós-treinamento’.

Quais são os outros benefícios de usar Programas De Integração de Colaboradores?

Quando uma equipe de colaboradores passa por um bom programa de integração em sua organização, isso significa que seus membros estarão à vontade para expressar suas forças e fraquezas, sentindo-se seguros, bem como, amparados por um ambiente e profissionais nos quais confiam.

No mesmo sentido, essa segurança permite que os colaboradores se identifiquem com os Valores da empresa, que já está oferecendo qualidade de vida e um ambiente onde podem desenvolver-se como profissionais, realizando suas metas pessoais enquanto atingem as metas da organização.

De forma resumida, esses são os benefícios:

  • Aumento da produtividade dos profissionais. 
  • Mais rentabilidade para as empresas. 
  • Melhora no clima organizacional. 
  • Desenvolvimento e capacitação dos profissionais. 
  • Crescimento acelerado da organização. 
  • Melhora no nível de satisfação dos colaboradores. 
  • Fortalecimento da cultura organizacional. 
  • Sentimento de pertencimento. 
  • Atração de novos talentos. 
  • Diminuição do turnover (retenção de talentos). 

Quais programas podem aumentar a integração dos colaboradores?

Primordialmente, uma dessas soluções é o Programa de Integração de Novos Colaboradores, que possui duração de 8 horas, e tem como objetivo aumentar a integração dos colaboradores aos valores e diretrizes da empresa em tempo reduzido, garantindo a retenção dos novos talentos.

Outra opção, direcionada aos colaboradores mais antigos é o programa de Potencialização de Habilidades Pessoais e Profissionais, com 20 horas de duração, onde são transmitidas, bem como, aplicadas poderosas ferramentas geradoras e difusoras de habilidades, para a ampliação de recursos que os colaboradores possuem junto à organização.

Além desses programas temos diversos outros, e treinamentos desenvolvidos por especialistas, a partir de um acervo de técnicas e anos de experiência. Fale com a AF Grupo, encontre a solução ideal para seu momento e necessidade!

Em suma, a AF Grupo é a consultoria que oferece esse programa de integração para sua empresa captar o máximo de benefícios com novos colaboradores.

E se quiser receber mais conteúdos como esse, siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin