Está pensando em vender sua empresa e não sabe por onde começar?

O processo de venda de uma empresa, mais conhecido como M&A (Merger and Acquisition), não é uma tarefa fácil. É necessário muito planejamento, estratégia e segurança para não sair no prejuízo.

Pensando nisso, escrevemos este artigo para dar algumas dicas de como você pode prosseguir para vendê-la de maneira ágil e assertiva.

Acompanhe!

Primeiro passo – Saiba suas motivações

Primeiramente, é necessário que você reflita muito e se questione:

  • Eu tenho certeza de que quero vender minha empresa?
  • Quais são as minhas motivações para vendê-la?
  • Vale a pena? Quais são os riscos e oportunidades?

Existem diversas motivações para a venda, como a falta de sucessão no negócio, vontade de se aposentar e até desejo de mudar de área.

Outro fator muito recorrente, são os desgastes e brigas em empresas familiares, devido há algum desalinhamento de opiniões e hierarquias. Portanto, se este for o seu caso, as questões emocionais também devem ser trabalhadas.

Por fim, você precisa avaliar todas estas questões e estar decidido para não se arrepender depois.

Agora você pode seguir para a próxima etapa.

Escolha uma empresa de assessoria especializada em processos de M&A

O papel da assessoria é justamente auxiliar o vendedor (geralmente de primeira viagem), neste complexo processo.

A assessoria avaliará o valor de mercado da sua empresa, traçando a melhor estratégia de venda e, além disso, buscará potenciais compradores para uma negociação.

Dessa maneira, escolha uma assessoria experiente que tenha capacidade para atender o porte da sua empresa e ofereça serviços de acordo com as suas exigências.

Durante a contratação, fique atento quanto aos valores e transações! Normalmente é cobrado um valor mensal (fee mensal) e um percentual variável, este último é calculado sobre o valor da transação e só é devido quando efetivada a venda da empresa. Algumas empresas também descontam o valor cobrado mensalmente do valor variável recebido no fechamento da transação.

Valuation

Como já havíamos mencionado, a etapa de avaliação de mercado ou Valuation é muito importante.

Nesta etapa, a assessoria deve conciliar o valor real com a expectativa de valor criada pelo proprietário. Feito isso, a assessoria passará para a próxima etapa que é a criação de um plano estratégico.

Se envolva na estratégia

A empresa de assessoria para M&A irá elaborar uma estratégia para abordagem do mercado, oferecendo sua empresa para os potenciais compradores.

Além disso, esta mostrará um estudo detalhado de mercado e suas particularidades, sendo feita uma listagem com potenciais compradores que podem ser: estratégicos, fundos ou outros:

  1. Os estratégicos: são empresas do mesmo segmento ou concorrentes que possam ter interesse nessa aquisição para aumentar sua participação de mercado ou entrar em outro segmento, mas agregando produtos ou serviços que sejam complementares às atividades pré-existentes da companhia.
  2. Os fundos: os fundos de private equity são compradores naturais para empresas de grande porte ou start-ups em ascensão.
  3. Outros compradores: nesta categoria, podemos considerar qualquer outro tipo de investidor que esteja estritamente interessado na aquisição total ou parcial da empresa, podendo este ser uma pessoa física ou jurídica.

Nesta fase é essencial que você saiba avaliar e dar opiniões quanto às estratégias adotadas.

Seja confidencial na hora de buscar o melhor comprador para sua empresa

A confidencialidade é primordial durante todo o processo de compra e venda de uma empresa, assim reforçamos a importância de ter uma assessoria para representá-la.

Portanto, para apresentar a empresa ao mercado é preciso muito cuidado, pois a notícia pode se espalhar entre os seus colaboradores, gerando incertezas e consequências indesejadas, como clima ruim e queda das vendas.

Para isso não acontecer, a empresa de assessoria escolhida irá criar um teaser que é uma apresentação contendo todas as informações da sua empresa, mas preservando a sua identidade.

Depois desta abordagem do mercado é natural que alguns potenciais compradores declinem e que outros queiram avançar nas tratativas. Dessa forma, o processo de M&A evoluí para a fase de negociação abaixo.

Negociando o melhor valor

A empresa de assessoria irá te auxiliar na venda de sua empresa durante todo o processo.

Nesta última fase, a assessoria irá tentar maximizar o valor da venda e resguardará sua empresa que está sendo vendida. Além de certificar que toda a parte jurídica esteja impecável para evitar problemas futuros.

Agora você já sabe como vender uma empresa com segurança e suporte!

Agora você já sabe como vender a sua empresa com muita segurança e suporte!

Quer saber mais dicas, novidades e notícias sobre o mundo corporativo e saber como tomar as melhores decisões para fazer sua empresa crescer? Então continue acompanhando o nosso blog.

Outro artigo que pode te interessar: Como reduzir o IPTU da sua empresa ou condomínio

AF GrupoBrasil

Rua Maestro Cardim, 1191 – Paraiso, São Paulo.
Telefone: 55 11 3253-3032
E-mail: af@afgrupobrasil.com.br