Faturamento e resultados financeiros estagnados podem ser indicadores importantes para que uma empresa planeja uma estratégia para aumento de receitas. Nem sempre é possível reverter resultados operacionais que ficaram aquém das metas estabelecidas trabalhando com os mesmos produtos ou serviços.

Concorrência alta, guerra de preços e falta de inovação podem complicar o cenário. Porém, o maior bem de um negócio é sua carteira de clientes. Conhecendo o mercado em que atua e tendo penetração comercial agressiva, é possível fazer com que um bom planejamento garante um incremento seu portfólio de soluções, com resultados expressivos onde seus concorrentes ainda não atuam.

A estratégia de aumento de receitas pode trazer inovação e diferenciais

Manter o mesmo portfólio de produtos e serviços ao longo do tempo pode ser um caminho de estagnação e até de queda de faturamento. A entrada de novos players no mercado, a oferta de novas tecnologias ou produtos/serviços que substituem aqueles oferecidos pela sua empresa pode conotar um certo ar de “ultrapassado” à sua marca ou negócio.

Trabalhar de forma a inserir novas soluções ao portfólio trará maior vigor e modernidade aos olhos dos clientes já atendidos, além de diversificar suas fontes de receita.

Agregar produtos que se complementam aos já existentes trazem também diferenciais competitivos ao negócio, uma vez que a concorrência pode demorar a explorar a mesma estratégia de aumento de receitas implantada por você.

Fica claro que é sempre preciso olhar o horizonte do seu negócio como um todo, captando todas as oportunidades interessantes e realizando uma rápida implementação que garanta a exclusividade da oferta pelo máximo de tempo possível. Vamos entender agora como planejar uma estratégia de aumento de receitas de sucesso!

Etapas iniciais do planejamento para a estratégia de aumento de receitas

Uma análise completa do seu mercado de atuação trará um panorama das ofertas de produtos da sua empresa e de seus concorrentes, fazendo relação direta com o perfil dos consumidores atendidos e seus comportamentos e ansiedades de consumo.

Isto feito, é possível mapear oportunidades ainda não identificadas de produtos com potencial de consumo e venda ainda não trabalhados no mercado. Além de incrementar seu portfólio, esse mapeamento deve sugerir novos canais de venda e a implantação de uma estratégia de relacionamento com potenciais originadores de negócio com perfil semelhante às suas ofertas.

Novas formas de vender em uma estratégia de aumento de receitas

Além de aumentar o leque de opções de produtos e serviços, é preciso estar atento aos novos formatos de venda que o mercado exige.

Algumas vertentes mais comuns em uma boa estratégia de aumento de receitas são:

Franquias

Expandir seu negócio e aumentar suas receitas de forma exponencial através de franchising pode ser uma boa opção. Se a sua empresa já tem expertise suficiente para replicar seu modelo operacional, franquear sua marca, produtos e serviços é estratégia a ser considerada.

Neste caso, é preciso elaborar uma análise de viabilidade que garanta que seu negócio esteja 100% pronta para ser franqueado ou quais são as ações necessárias para que alcance este objetivo.

Vendas online

Impulsionados pela pandemia, diferentes segmentos de negócios partiram para vendas em modelo digital. Mesmo produtos e serviços que pareciam inviável para este formato de aquisição se mostraram adaptáveis ao modelo.

Entender como o público-alvo se comporta na internet e a agilidade do processo de venda neste formato são essenciais para alcançar resultados interessantes para o aumento de receitas.

Desenvolvimento de distribuidores

Uma forma mais tradicional de estratégia para aumento de receitas é garantir uma grande capilaridade através de uma rede de distribuidores.

Contar com estruturas de terceiros já preparadas e com know-how em seus produtos ou serviços é um modelo com grande impacto nos resultados. Nem a provável redução das margens de contribuição impedem um faturamento superior ao modelo de venda direta.

Entretanto, compartilhar seu modelo de negócio e processos operacionais com empresas com uma cultura corporativa já estabelecida depende de um bom planejamento e contratos que garantam a máxima eficiência do novo formato.

Parceria com empresas com o mesmo público-alvo

Desenvolver novos originadores de negócios é uma forma de acelerar o processo de aumento de receitas. Você pode imaginar que este modelo é muito parecido com o de rede de distribuidores, porém, não necessariamente são as mesmas estratégias.

Buscar empresas parceiras que atendam ao mesmo público, já tenham sua própria carteira de clientes, mas não ofereçam produtos ou serviços semelhantes aos seus é uma estratégia para aumentar sua capilaridade e ativar o aumento de receitas na sua empresa e no negócio do novo parceiro, que aumenta seu portfólio de soluções e passa a contar com um diferencial também.

Conte com especialistas em estratégia de aumento de receitas para garantir o melhor resultado

Começar um processo estratégico e planejado de aumento de receitas requer uma seleção apurada de especialistas no seu time de planejamento. Uma visão externa é fundamental para que novas perspectivas sejam colocadas sobre a mesa, despertando um olhar inovador e sem tabus para que ações de aumento de receitas sejam diferenciadas daquelas já operacionalizadas pelo seu mercado de atuação.

Com centenas de projetos de aumento de receitas já implantados, o time de especialistas da AF Grupo Brasil pode te ajudar a nortear o melhor caminho para alcançar os resultados desejados pelo seu negócio.

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