O DHO pode ajudar a melhorar o ambiente organizacional e o bem-estar da empresa, quer saber como? Muito simples, o bem mais precioso de uma empresa é o capital humano, os colaboradores, e são eles os responsáveis por garantir a saúde da empresa, disso ninguém tem dúvida. Também sabemos que quando os colaboradores enfrentam problemas pessoais ou profissionais isso afeta diretamente o desempenho da organização como um todo.

Principais Desafios Organizacionais e o DHO

Atualmente as empresas enfrentam diversos desafios organizacionais, desde estrutural até o emocional. Ou seja, os gestores precisam se preocupar com indicadores e com o lado humano, ambos devem andar lado a lado para conseguirem solucionar questões, como essas:

  • Como restabelecer a harmonia em meio um clima pesado dentro de um ambiente de trabalho?
  • De que forma posso gerar uma expectativa positiva entre os colaboradores?
  • Como inspirar confiança nos colaboradores em meio a tantas perturbações que mudam completamente as suas rotinas, sua convivência familiar e terminam por gerar inúmeros transtornos mentais como, por exemplo depressão, síndrome de pânico, estresse, ansiedade, síndrome de burnout, entre outras inúmeras patologias?

O DHO é um pilar estratégico e indispensável que visa desenvolver melhorias, agregar valores e capacitação, através de eventos importantes e dedicados a situações especificas para a força de trabalho. Para entender melhor os benefícios, vamos olhar alguns números e dados levantados.

Resultados de Estudos e Pesquisas

Primordialmente, nas últimas décadas o assunto DHO tem sido alvo de muitos estudos e pesquisas, separamos alguns dados preocupantes do mundo e do nosso país:

  • Distúrbios mentais podem reduzir a expectativa de vida de um colaborador em até 10 anos.
  • 1 a cada cinco indivíduos com transtornos depressivos acaba recebendo pensão por invalidez em 5 anos de acompanhamento
  • No Brasil com 5,8 milhões de pacientes é o 5º país do mundo em número de pessoas com depressão. E saiba que pacientes com depressão resistentes ao tratamento perdem por volta de 40 dias de trabalho por ano e apresenta um risco 7 vezes maior de cometerem suicídio, sem falar que representam um aumento de 40% nos custos diretos com saúde.

Falando em suicídio, a depressão e os distúrbios mentais atingem no Brasil o equivalente a população da cidade de São Paulo, e dos 13.000 casos de suicídio que ocorrem por ano, 97% deles estão ligados a transtornos mentais, especialmente a depressão.

Agravamento da Situação em decorrência da Pandemia

O mais curioso é que todos os casos graves surgem de pequenos problemas que vão se acumulando e acabam virando uma bola de neve. Sobretudo, essa bola de neve tende a triplicar seu tamanho em meio a todas as consequências de uma Pandemia Mundial como a COVID19.

São inúmeros os problemas que ainda necessitam de soluções no meio corporativo que impedem a fluidez na comunicação. Aliás, a falta de comunicação é um dos maiores causadores de problemas juntamente com a falta de capacitação aliado a falta de uma visão integrativa de que um organismo (ou uma organização) não sobrevive sem uma relação de vantagem bilateral do tipo ganha/ganha (você ganha, eu ganho, todos ganhamos).

O segredo da Águia

O segredo para evitar tudo isso é: “Fazer o mesmo que a Águia faz!” E o que a Águia faz? Vamos explicar e é muito mais simples do que parece!

Imagine que o setor de Desenvolvimento de Recursos Humanos junto com DHO passe a gerar capacitações nos colaboradores e em todos os níveis da organização, de um modo sutil, harmônico, mas muito eficaz.

Dessa forma, usando técnicas e criando recursos poderosos que os habilitarão a evitar entrarem em situações cujo desfecho não mais os levarão aos distúrbios mentais.

Isso significa que ao invés de continuar a ter todos aqueles problemas que citamos onde as palavras absenteísmo, presenteísmo, afastamento, bem como, abandono e até mesmo as repercussões da Pandemia serão cada vez menos frequentes. Nesse sentido, ao invés de se preocupar com recursos perdidos, a consequência maior será a satisfação de ter um time focado, consciente, dedicado e imbuído de um espírito de luta inabalável!

E a Águia?

Agora vamos explicar o que a Águia faz! Ela empurra seus filhotes de seus ninhos que estão situados em grandes altitudes e entre rochas escapadas!

E por que ela faz isso? Porque ela prepara os filhotes com dedicação, zelo, carinho e os empurram dos ninhos porque tem a plena convicção que foram devidamente capacitados e que sua espécie se perpetuará com a mesma força e vigor!

DHO – Desenvolvimento Humano Organizacional

E é exatamente como a Águia que funciona o DHO, vai capacitar e cuidar do capital humano. De maneira a eliminar os pequenos problemas evitando assim que venham a se tornar patologias que muitas vezes podem tirar das corporações o seu ativo mais precioso: as vidas humanas.

Primordialmente, temos toda a convicção de o DHO garantirá a melhoria dos processos humanos e assegurará um ambiente mais saudável e equilibrado na sua empresa.

Ficou animado? Conheça as Etapas do Processo de DHO:

  • Levantamento: Identificação de eventuais problemas
  • Aplicações: Preferencialmente presenciais, eventualmente online.
  • Métodos:  Práticas avançadas de PNL, Coaching, Inteligência Emocional e Terapia Breve.
  • Objetivos: Restabelecer conexões entre a saúde física e mental, harmonização de relacionamentos.

Enfim, conte com a nossa experiência para trabalhar com a sua equipe transformando-os em humanos mais felizes e eliminando as estatísticas de transtornos.

Entre em contato com o nosso time de especialista e Agende uma Reunião.

E se quiser receber mais conteúdos como esse, siga nossas redes sociais: Instagram | Facebook | Linkedin