Fundações Setorizadas e Associações de Classe buscam incessantemente por ações que levem ao aumento de receita, principalmente. Eventos, exposições, congressos, bem como, revistas técnicas são atividades clássicas ligadas a entidades que regulam setores específicos.

Com as novas plataformas digitais, esse aumento de receita passou a ser explorado de diversas formas, desde marketplaces, patrocínios por inserção ou obtenção mailing qualificado. Uma nova possibilidade explorada pela AF em seus clientes é o Webinar patrocinado.

Webinar patrocinado deve ser mais do que um evento online

Webinar patrocinado é  uma novidade para essas fundações e associações. Expandir o conceito e transformá-lo numa rodada real de negócios foi o nosso grande desafio no cliente Fundação COGE, responsável por regular o setor energético brasileiro.

“Além da possibilidade de gerar um aumento de receita consistente para a Fundação COGE, nossa missão era levar inovação de verdade aos diferentes comitês regulatórios. Gerando oportunidade de negócios para as empresas da Fundação e para os patrocinadores”, explica Enzo Brigante, consultor responsável pelo projeto na AF.

Nosso trabalho foi além de buscar um formato comercial para os eventos online e comercializá-los. Fizemos um estudo profundo dos comitês técnicos da fundação, propomos a reativação de comitês inativos e garimpamos fornecedores voltados à inovação e novas tecnologias para o setor.

Desenhamos um modelo de eventos voltados aos participantes dos comitês, formados pelos tomadores de decisão de cada empresa do setor energético associada à Fundação COGE. Moderamos as empresas interessadas em patrocinar os webinars, dando prioridade àquelas que tinham cases expressivos no setor e que apresentavam soluções viáveis aos problemas mais evidentes em cada área do segmento de energia.

Intermediação de negócios como fator de aumento de receita

O principal atrativo aos fornecedores interessados era garantir portas abertas às empresas associadas da fundação. Além do patrocínio, viabilizamos uma exposição para geração  de novos negócios aos patrocinadores.

“Patrocinar um evento não é garantia de negócio, está mais relacionado à visibilidade da marca no setor, por isso criamos um planejamento junto aos comitês que garantisse uma maior abertura aos patrocinadores, criando um canal direto de negociação entre as partes” detalha Alexandre Farah, diretor da AF.

Nesse sentido, a estratégia permitiu um maior interesse dos possíveis patrocinadores, alterando o status dos investimentos nos webinars de custo para investimento. Potencializando a comercialização dos espaços dos eventos e garantindo o aumento de receita estabelecido no planejamento da Fundação COGE.

O webinar é apenas o começo da estratégia de relacionamento comercial

Primordialmente, após a seleção dos patrocinadores mais adequados a cada comitê técnico, cada empresa participante recebeu uma consultoria pré-evento, preparando-a para a melhor abordagem técnica e comercial. As ações pós-evento passaram a coordenação em conjunto com a Fundação COGE, criando um ambiente de prospecção de negócios sadio, bem como, transparente entre as partes interessadas.

Os patrocinadores tiveram a oportunidade de oferecer suas soluções diretamente aos possíveis clientes através de agendamento de reuniões virtuais exclusivas com os tomadores de decisão, detalhando seus produtos/serviços e apresentando suas condições comerciais de acordo com as necessidades específicas de cada lead, tiveram acesso ao mailing  e tiveram possibilidades de agendar de forma assistida,  reuniões especificas, com até dois mantenedores da Fundação  de seu maior interesse.

Possibilidade de aumento de receita para todas as partes envolvidas

O projeto de aumento de receita se iniciou de uma necessidade específica da Fundação COGE, mas acabou impactando a geração de novas receitas.

Como resultado, patrocinadores passaram a gerar negócios com a base de associados da fundação, as empresas do setor, com a implantação de novas soluções, passaram a contar com reduções expressivas em seus custos, aumento da sua produtividade e, consequentemente, impacto direto em suas margens operacionais.

“O projeto da Fundação COGE se mostrou uma opção rentável e estratégica para todas as partes envolvidas. Os seis eventos organizados ao longo de 2020 deram um novo status às ações da fundação, criando um ambiente que oferece soluções práticas e certeiras às necessidades pontuais do setor energético, dando muito mais credibilidade à entidade regulatória frente aos seus comitês técnicos e estabelecendo uma parceria comercial efetiva com os fornecedores do setor” finaliza Enzo Brigante.

A expectativa é que o formato continue sendo adotado e ampliado  ao longo de 2021, com a inclusão de formatos presenciais após a pandemia, todos baseados na reciprocidade conquistada nos webinars deste ano, com a possibilidade de expandir para eventos regionais, bem como, focados em soluções e necessidades levantadas dentro dos próprios comitês.

Traga para a AF o seu desafio e nós ajudamos a sua empresa a aumentar a receita com novas fontes de renda.

Em suma, a AF Grupo Brasil é uma consultoria focada em soluções corporativas para empresas de médio e grande porte. Estamos no mercado há mais de 15 anos, atuando em todo o território nacional. Possuímos uma equipe de consultores e advogados experientes qualificados em suas áreas de atuação.

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